Lipoaspiração, FUNCIONA???

lipoaspiracao1Lipoaspiração é uma forma cirúrgica para redução de gordura corporal, devido a facilidade e rapidez vem se tornando cada vez mais popular, mas até quando ela é válida e além disso, funciona??

Também conhecida por lipopastia, liposucção e lipoescultura ela é um processo de sucção, uma operação cirúrgica estética a qual é removida gordura de um ou vários locais diferentes no corpo humano, podem ser do abdômen, coxas e nádegas, o pescoço, as costas dos braços e várias outras partes do corpo.

Alguns aspectos negativos podem ocorrer quando se remove demasiada gordura, como uma “granulosidade”  e / ou “dentes” na pele.

 

Afinal, funciona ou não funciona?

A curto prazo sim, mas a médio e longo prazo a conversa é outra. Existem dados científicos e anedóticos de que os resultados da lipoaspiração não são permanentes. Um número de estudos realizados em animais demonstrou que a gordura perdida através da cirurgia é recuperada e redistribuída dentro de várias semanas após a operação, em alguns casos notaram-se efeitos metabólicos adversos.

Além disso, um estudo realizado em seres humanos verificou que os voluntários sujeitos a uma lipoaspiração recuperaram a totalidade da gordura perdida durante a intervenção, sendo que mais tarde essa gordura passou a localizar-se sobretudo entre as vísceras. Existe uma forte evidência de que a gordura corporal é, de fato, restaurada para o nível da linha de base quando é removida cirurgicamente.

Embora a cirurgia de lipoaspiração tenha resultado num benefício cosmético desejável que se manteve durante mais de 1 ano, e tenha sido observada uma diminuição inicial no total de % de gordura corporal durante 6 semanas, o peso total e a % de gordura corporal não foi diferente um ano mais tarde.lipoaspiração-e-lipoescultura-saiba-maisAo contrário do que se pensa e espera, a perda de gordura que a lipoaspiração proporciona não é permanente. A menos que o procedimento cirúrgico seja posteriormente acompanhado por uma dieta adequada e pratica de exercícios, a gordura que foi perdida durante a cirurgia voltará a surgir, não no mesmo local exato, mas sim localizada ao redor dos órgãos, também chamada de gordura visceral.

Essa gordura localizada ao redor dos órgãos, a gordura visceral, está associada à síndrome metabólica e a mudanças desfavoráveis para a saúde, como aumento do risco de diabetes, AVC, doenças cardiovasculares e outras. Se pensava que a perda de gordura com a lipoaspiração era permanente, desengane-se.

Enquanto não criar hábitos saudáveis, enquanto tiver uma má alimentação e ingerir mais calorias do que gasta, o seu corpo irá continuar a acumular gordura em algum local do corpo.

A gratificação instantânea da perda de gordura rápida proporcionada pela lipoaspiração, poderá sem dúvida dar lugar à frustração ao longo do tempo. Como pode ver, nem sempre o caminho mais fácil é o melhor. Caso pretenda realmente pretenda perder gordura de forma permanente, irá ter que realizar mudanças permanentes a nível da alimentação e incluir a prática habitual de exercício físico no seu estilo de vida.

Saia dessa zona de conforto, procure uma nutricionista e um bom treinador, o que você precisa é de um belo puxão de orelha!! Anos acumulando gorduras e quer perder em uma sessão de cirurgia??? Dedicação, força de vontade, foco e perseverança!!

 

Referencias:

Musculação.net

Wiley Online Library – Obesity

Comentar...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s